quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CACHECOL DE TRIÂNGULOS VAZADOS

Simples, mas com um efeito muito bonito, esse cachecol fica lindo com fio multicolorido.

Na amostra, usei agulha nº 06, o fio infelizmente eu tinha um novelo em casa e estava sem identificação, mas a espessura é equivalente ao fio Família da Pingouin ou o Mollet.



31 pontos na agulha

Teça oito carreiras em tricô, direito e avesso.
O ideal é por um marcador do lado direito do trabalho para não confundir, já que ambos os lados ficarão iguais, o que é uma grande vantagem visualmente falando.
9ª carr - 5t, arremate 8ptos, 5t, arremate 8 ptos, 5t
10ª carr - vamos trabalhar só nesses 5t que foram tecidos por último, levantando carreiras em tricô no direito e avesso até termos 6 cordões de tricô pelo lado direito.
Na próxima carreira, tecemos esses  5t, recolocamos mais 8 pontos na agulha e tecemos a seguir os 5t centrais, formando assim o primeiro triângulo. Recolocamos mais 8 ptos na agulha e tecemos os últimos 5t.
Nessa etapa, teremos que subir esses 5t por seis cordões em tricô conforme fizemos na outra extremidade.
Tecemos os 5t, viramos a agulha e aí surge um problema - quando fazemos isso, consequentemente sobra uma distância de fio entre o final da coluna de 5t e os 8 pontos que montamos. Então o que fazer?
Simples - passamos o fio para frente do trabalho, enrolamos essa "sobra" na agulha onde estão os cinco pontos como se fosse uma laçada e então tecemos os dois primeiros pontos juntos para termos cinco pontos novamente. Quando voltarmos o trabalho, vai acontecer a mesma coisa, e assim subiremos nossos seis cordões em tricô pelo direito sempre enrolando essa sobra e tecendo com o primeiro ponto. Teça esses dois primeiros pontos juntos mais frouxo para não deformar o trabalho.
Se foi feito direitinho, fechamos nossos primeiros dois triângulos.
Vamos continuar então?
Subimos carreiras completas em ponto tricô pelo direito e avesso até termos um total de 15 cordões em tricô pelo direito desde o começo. Nesse ponto iniciamos a segunda sequência de triângulos para deixarmos o trabalho reto novamente.
Próxima carreira - 5t, arremata 8ptos, 5t, arremata 8ptos, 5t.
Volta - 5t, recolocamos 8ptos na agulha, 5t. Vamos virar o trabalho e tecer esses 5t da mesma maneira que fizemos com a borda do triângulo acima, enrolando a "sobra" de fio na agulha com os cinco pontos e tecendo os dois primeiros pontos juntos para termos cinco pontos novamente. Subimos seis cordões em tricô, recolocamos mais 8 ptos na agulha e tecemos os 5t restantes da carreira.
Concluímos assim, os dois formatos de triângulo e temos nosso trabalho reto novamente. Retomamos do início e vamos repetindo as duas sequências de triângulos até obtermos o tamanho desejado do cachecol.






7 comentários:

  1. Oi, lindo adorei a ideia, mas como se usa??? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como qualquer cachecol, no pescoço!
      Na foto está apenas uma amostra, você faz na medida que gostar mais. Abçs

      Excluir
  2. Lindo e fácil de fazer, adorei. Vou usar a Mollet. Grata.

    ResponderExcluir
  3. Legal sorteio bem organizado mas não sei se sou participante do seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Legal sorteio bem organizado mas não sei se sou participante do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloquei uma imagem no Face explicando como seguir, dê uma olhada lá. Ou desça a página e clique em Seguir.

      Excluir