quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ECHARPE CORRIDA DE RATINHOS

Vi a foto no Ravelry e achei uma graça, então resolvi fazer para experimentar. 

Essa echarpe é composta de oito ratinhos, sendo que apenas o primeiro é feito inteiro e com a cauda.
Usei agulha nº 4.5 e fio Kashmir da Cisne, que é um fio mais pesado e deu um efeito bacana. Para crianças eu creio que seria interessante usar agulha mais fina e outro tipo de fio, pois os ratinhos ficam grandes nessa agulha e fio que usei.


Começamos montando a cauda, que será um i-cord (ver explicação no final da receita) com 2 pontos na agulha. Tecemos o i-cord por 23 cm, então aumentamos 1 ponto, ficando com 3 pontos na agulha. 
Tecemos essa carreira em ponto tricô. 
Nota - O trabalho todo será feito em tricô.



Subimos as carreiras fazendo um aumento apenas no final de cada carreira até termos 23 pontos na agulha.
Nas duas carreiras seguintes, tecemos 2t, 2tj e o restante da carreira em tricô. Agora teremos 21 pontos na agulha.
Subimos mais 20 carreiras com esses 21 pontos, direito e avesso, sempre em ponto tricô.
Após essas 20 carreiras, faremos diminuições até ficarmos com 15 ptos na agulha da seguinte forma:
Tecemos 2t, 2tj, restante da carreira em tricô.
Com 15 ptos na agulha, tecemos mais 4 carreiras, contando sempre direito e avesso.
Nessa etapa temos o corpo do ratinho pronto, então faremos as orelhinhas.
Tecemos 2t, montamos 5 ptos na agulha, 11t, montamos mais 5 ptos na agulha, 2t. Temos então 25 pontos. Subimos mais três carreiras, direito e avesso com esses 25 pontos.
Orelhinhas formadas, vamos fazer diminuições no trabalho para termos a carinha do ratinho.
Tecemos a carreira em tricô e pegamos 3tj no final de cada carreira até termos 13 pontos na agulha. Tricotamos então 4 carreiras com esses 13 pontos.
A partir desse ponto, faremos o focinho - 2tj e o restante da carreira em tricô em todas as carreiras até restarem apenas 3 pontos, que serão arrematados juntos.
Feito o primeiro ratinho, contamos oito cordões de tricô no avesso a partir do focinho e nesse oitavo cordão, levantamos dez pontos (use uma agulha de crochê se achar mais fácil), onde começaremos o corpo do novo ratinho.
Seguimos a receita igual ao primeiro, só que já começamos com dez pontos na agulha, então subimos as carreiras fazendo um aumento no final de cada carreira até termos 23 pontos na agulha, e damos a sequência conforme a receita.


Finalizando os oito ratinhos - que dá a medida suficiente para uma volta no pescoço e as duas pontas penduradas na frente do corpo de um adulto - colocamos olhinhos, escondemos os fios soltos e bordamos os focinhos para ficar mais gracioso.

Gostaram?
OBS - I-CORD - monte dois pontos na agulha (ou três, quatro, mas na nossa receita foram usados apenas dois). Teça em tricô. Sem virar o trabalho ou trocar as agulhas de mão, devolva esses dois pontos para a outra agulha e teça novamente em tricô. Vá repetindo sempre essa operação e formando um cordão roliço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário